terça-feira, 28 de outubro de 2008

A Autoridade Nacional de Protecção Civil recomenda:


À população a tomada das necessárias medidas de prevenção e autoprotecção e especial atenção:


  • Aos avisos e recomendações das autoridades competentes, mantendo-se atento à situação;

  • Ao fecho de portas e janelas assim como à arrumação de equipamento solto, caixotes de lixo ou outros objectos;

  • À adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente andaimes, placards e outras estruturas suspensas;

  • À circulação em áreas arborizadas tendo especial cuidado com a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte.

Esteja atento aos alertas da Autoridade Nacional de Protecção Civil, principalmente para o seu distrito.

FONTE:http://www.proteccaocivil.pt/Pages/Noticias.aspx?NoticiaId=295

Situação Meteorológica Adversa – ventos fortes


De acordo com a previsão do Instituto de Meteorologia, o território de Portugal Continental irá sofrer os efeitos de ventos intensos nos próximos dias, acompanhados pela diminuição das temperaturas, em especial das mínimas, e a queda de precipitação, que poderá ser em forma de neve em cotas acima dos 1300 metros.

Assim, prevê-se a partir de hoje, 3.ª feira (28OUT) e até 6.ª feira (31OUT):

Hoje (3.ª feira, 28): Aguaceiros fracos na região Sul e interior Norte e Centro, que podem ser de neve acima dos 1300 metros. Vento forte de norte no litoral e terras altas, até 65 km/h, soprando com rajadas até 90 km/h. Descida de temperatura máxima, em especial no interior. Ondulação marítima na costa ocidental até 5 metros.
Amanhã (4.ª feira, 29): Possibilidade de aguaceiros fracos durante o dia, agravando no Minho para o fim do dia, onde podem ocorrer períodos de chuva. Possível queda de neve acima dos 1300 metros. Vento forte de noroeste no litoral e terras altas, até 50 km/h. Descida pequena das temperaturas mínimas, com formação de geada no interior. Ondulação marítima na costa ocidental até 3,5 metros.
Depois de Amanhã (5ª feira, 30): Chuva na região Norte, estendendo-se gradualmente às restantes regiões, passando a regime de aguaceiros. Queda de neve acima dos 1300 metros. Possível queda de granizo e ocorrência de trovoada na região Norte. Vento forte de noroeste no litoral, até 40 km/h, soprando muito forte nas terras altas, até 65 km/h, onde há possibilidade de rajadas até 110 km/h. Ligeira subida das temperaturas mínimas. Ondulação marítima na costa ocidental até 5 metros.
Sexta-feira (dia 31): Aguaceiros que serão de neve acima dos 1300 metros. Vento moderado de noroeste no litoral, até 35 km/h, soprando forte nas terras altas, até 40 km/h.


domingo, 26 de outubro de 2008

Cavaco Silva defende que voluntariado nos bombeiros não pode ser fragilizado

26.10.2008 - 14h45 Lusa

O Presidente da República, Cavaco Silva, alertou hoje para a necessidade de não se fragilizar o voluntariado das corporações de bombeiros perante o reforço da componente profissional no sistema de protecção civil.Discursando hoje, em Pombal, durante a cerimónia de encerramento do 40º Congresso da Liga de Bombeiros Portugueses, Cavaco Silva desafiou ainda os bombeiros a legarem o património do voluntariado às gerações mais jovens. "Este desafio de transmissão de um testemunho de valores adquire especial oportunidade no momento em que se reforça entre nós a componente profissional da protecção civil, pois parece-me essencial que se não fragilize, ainda assim, a sua componente de voluntariado", sublinhou o chefe de Estado.Cavaco Silva considerou ainda que os órgãos de soberania e os representantes políticos devem "valorizar, estimular e apoiar activamente o voluntariado", nos diversos sectores em que este se manifesta concretiza.

Fonte: http://www.publico.clix.pt/ (26-10-2008).
Leia o resto da notícia em:
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1347552&idCanal=62

Escrever

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Dia Nacional da Água


No passado dia 1 de Outubro de 2008, decorreu o Dia Nacional da Água. Na nossa escola o dia foi comemorado, com provérbios sobre os recursos hídricos colocados numa gota de água e mensagens com recomendações acerca das formas de preservar os recursos hídricos.



Água de Janeiro traz azeite ao olival, vinho ao lagar e palha ao palheiro.
Água da mina ou nascente, fresca no Verão de Inverno quente.
Água em Maio, pão para todo o ano.
Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.
Água pelo São João tira azeite e não dá pão.
Em Abril, águas mil.
A água não empobrece, nem envelhece.



Dia Internacional para a Redução das Catástrofes (08-10-2008)


O Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, que este ano se comemora a 8 de Outubro (2ª quarta-feira do mês de Outubro), foi instituído pelas Nações Unidas em 1989 no sentido de sensibilizar os governos, as organizações e os cidadãos de todo o mundo para a necessidade de desenvolverem acções concretas que contribuam para reduzir as vulnerabilidades e para aumentar a capacidade de resiliência face à ocorrência de catástrofes.



Na nossa escola este ano, o Dia Internacional para a Redução das Catástrofes, sublinha que “A Redução dos Riscos e Catástrofes começa na Escola”, destacando a necessidade de proteger as crianças e de conseguir que participem directamente no trabalho destinado a melhorar a nossa preparação para enfrentar as catástrofes.

Dia Internacional para a Redução das Catástrofes

A comemoração do Dia Internacional para a Redução das Catástrofes de 2008 surge num ano que já assistiu a diversas catástrofes naturais e recai sobre o 3.º aniversário do terramoto no Sul da Ásia.
A Campanha para a Redução das Catástrofes 2008‐2009 está focada no tema “Hospitais a Salvo de Catástrofes”. Quando as estruturas de saúde são afectadas também a nossa capacidade para melhorar a saúde materna e infantil e para providenciar outros serviços de saúde essenciais é diminuta. Mas em comunidades resistentes o sistema de saúde tem uma maior capacidade de resistir às catástrofes. É necessário mobilizar a sociedade a todos os níveis para reduzir o risco e proteger as estruturas de saúde para que estas possam salvar vidas.
A redução das catástrofes é um assunto que a todos diz respeito. Só investindo em medidas tangíveis de redução de riscos será possível reduzir vulnerabilidades e proteger o desenvolvimento. Neste Dia Internacional vamos renovar a nossa dedicação a esta tarefa vital.

Mensagem do Secretário‐Geral das Nações Unidas



FONTE:http://www.gov-civil-evora.gov.pt/index.php/gce/actividades/proteccao_civil/dia_internacional_para_a_reducao_das_catastrofes_8_de_outubro_de_2008

domingo, 19 de outubro de 2008

Ano Lectivo 2008/2009


"Protecção Civil somos todos nós!"
"A Protecção Civil é uma tarefa de todos nós!"
"Prevenir, Planear, Proteger!"

Assim, propomos-lhe que participe enviando trabalhos ou, fazendo comentários neste blogue.
Participe!
O Clube de Protecção Civil

Participa!

Participa!