domingo, 25 de outubro de 2009

Filme: O dia depois de amanhã


Uma série de alterações climáticas modificam drasticamente o planeta, fazendo com que milhões partam rumo ao sul. Este filme apresenta mais uma variação sobre o clima que, após anos de desequilíbrio ecológico, afecta o planeta de forma implacável.

O meteorologista Jack Hall prevê a chegada de uma nova Idade do Gelo, mas não conta que isso fosse acontecer proximamente. Porém, uma súbita e violenta mudança na temperatura global irá causar extremas perturbações em todos os cantos da Terra; inundações, tempestades, tornados, ondas gigantes, maremotos, congelamento instantâneo, consequências do descongelamento dos pólos terrestres, assim como temperaturas de uma magnitude que nunca antes haviam ameaçado o Planeta. Jack tem de convencer rapidamente as autoridades a ordenar a evacuação do país no sentido de salvar milhões de pessoas que estão em perigo.

Aconselhamos a visualização deste filme.

Seguem-se alguns comentários feitos pelos alunos do 7º ano, após a visualização do filme.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

INCÊNDIO NA ZONA HISTÓRICA DE GUIMARÃES

Dez pessoas ficaram desalojadas no incêndio que destruiu duas casas no centro histórico de Guimarães, disse à Lusa César Machado, vereador da Protecção Civil.
Ao início da tarde desta sexta-feira, um incêndio deflagrou numa habitação na Rua de Camões, no centro histórico de Guimarães, tendo sido extinto três horas depois.
Apesar da chuva intensa e da rápida intervenção dos bombeiros, as chamas destruíram duas habitações e causaram estragos numa terceira casa.
As 170 crianças que frequentam o Patronato de S. Sebastião, a funcionar num edifício adjacente á casa onde começou o incêndio, foram evacuadas mas, ainda esta tarde, devem regressar ás instalações da instituição.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Verão em Portugal pode subir 8 graus se temperatura global aumentar

Os cientistas responsáveis pelo estudo do Instituto Meteorológico britânico estimam que, se as emissões de carbono continuarem, é possível que o aquecimento global supere os quatro graus centígrados até ao final do século XXI, afectando o mundo de maneira diferente.
Na Península Ibérica, a temperatura média subiria em média mais seis graus centígrados em relação às temperaturas médias do período pré-industrial, entre 1855 e 1899, cujas temperaturas são consideradas para referência. Estima-se que as temperaturas actuais estejam 0,8 graus acima das que eram registadas naquela época.
Mas, nos dias mais quentes do ano, indicam os cientistas, as subidas de temperatura podem ultrapassar os oito graus centígrados nas regiões europeias onde se verificou a vaga de calor de 2003, o que inclui Portugal.
Segundo o cenário desenhado, a localização geográfica de Portugal poderá também implicar um risco acrescido de fogos florestais e de períodos de seca mais frequentes.
Mas noutras zonas do mundo o impacto da subida da temperatura pode ser subida do nível do mar, menor produtividade agrícola e escassez de água, afectando milhões de pessoas.
No Ártico, estima-se que as temperaturas possam subir entre 14 e 16 graus centígrados, derretendo grande parte dos glaciares.
A partir dos resultados, os cientistas desenharam um mapa onde são indicadas algumas das consequências da subida da temperatura em quatro graus centígrados, e que pode ser consultado no site www.actoncopenhagen.decc.gov.uk.
Um dos principais objectivos da conferência vai ser encontrar um consenso na redução das emissões de carbono para impedir que o aquecimento global cresça acima dos dois graus centígrados.
FONTE: http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=151644

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Agravamento do estado do tempo eleva avisos

Onze distritos do Norte e Centro de Portugal continental foram colocados hoje de manhã sob aviso Amarelo devido à chuva e vento fortes, segundo o Instituto de Meteorologia, que elevou para Laranja o aviso na costa ocidental (ondas de seis metros).
Foram colocados sob aviso Amarelo os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Vila Real, Viseu, Bragança, Guarda, Castelo Branco e Portalegre.
Nas regiões do Norte e Centro aguarda-se aguaceiros por vezes fortes, em especial a partir do meio da tarde. O vento deverá aumentar de intensidade durante a tarde, soprando com rajadas que podem ir até aos 80 quilómetros por hora no litoral e aos 110 quilómetros por hora nas terras altas.
Em todo o território continental há possibilidade de ocorrência de trovoadas e a temperatura deverá descer.
A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) mantém accionado o alerta Azul, o menos grave de uma escala de quatro, devido à previsão de precipitação, vento forte e agitação marítima.

FONTE: http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=151483

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Chuva e vento em 11 distritos a partir desta noite

A Protecção Civil alertou que a partir da noite desta segunda-feira o território continental português será fustigado com chuva por vezes forte e vento, verificando-se uma «alteração súbita das condições meteorológicas».

«Segundo informação do Instituto de Meteorologia, a partir do início da noite de hoje Portugal Continental será influenciado por um sistema frontal que irá provocar chuva por vezes forte, no litoral Norte e Centro, vento com rajadas que podem atingir os 80 km/hora e agitação marítima na costa ocidental a Norte do Cabo Carvoeiro, que pode atingir os cinco metros», refere a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) em comunicado.
«Para quarta e quinta-feira espera-se queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela», acrescenta a ANPC.
Assim, a ANPC declarou o alerta azul [o último numa escala de quatro] para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria e Castelo Branco até às 12:00 horas de terça-feira.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Protecção Civil colocou Continente em alerta amarelo

A Protecção Civil activou o alerta amarelo de prevenção e combate aos incêndios florestais em todo o território continental, desde as 19:00 de hoje até às 20:00 de sábado, face à previsão de calor.
O alerta amarelo é segundo grau de uma escala de cinco e visa, por um lado, alertar a população para tomar precauções e, por outro, colocar em estado de maior prontidão o dispositivo das organizações de socorro, nomeadamente os Bombeiros e a Protecção Civil, aos níveis nacional, distrital e local.
A ANPC apela a toda a população para que «em nenhuma situação utilize o fogo em zonas florestais, de matos ou agrícolas».

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Dia Internacional para a Redução das Catástrofes


O Dia Internacional para a Redução das Catástrofes, que se comemora no dia 14 de Outubro de 2009 chama a atenção para o facto de, devido ao desrespeito pelo meio natural ser cada vez mais frequente a ocorrência riscos e catástrofes, como cheias, secas, deslizamentos de terra, tempestades e incêndios florestais.
No século XX, as cheias foram a catástrofe natural mais mortífera em Portugal,
seguidas pelos sismos (por cada morte devida aos sismos morreram sete pessoas devido às cheias). Os incêndios florestais, que têm vindo a assumir proporções cada vez mais preocupantes, constituem também uma catástrofe natural fortemente agravada pela inadequada intervenção humana.
http://www.unisdr.org/eng/public_aware/world_camp/2008-2009/iddr-2009/docs/IDDR_PSA_POR.swf

sábado, 10 de outubro de 2009

Catástrofes naturais: Bombeiros apostam em currículos escolares e campanhas para uma cultura de prevenção

Portugal tem falta de cultura de prevenção para as catástrofes naturais, o que só pode ser ultrapassado com a inclusão da disciplina de Protecção Civil nos currículos escolares e campanhas de informação sistemáticas, defendem os bombeiros.
A propósito do Dia Internacional para a Redução das Catástrofes, a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) e a Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais (ANBP) reconhecem o esforço anual na divulgação de informação sobre prevenção de incêndios, mas defendem a mesma abordagem para o início da época de chuva, atendendo ao risco de cheias.
"Aposta-se quase tudo nos incêndios mas esquecem-se as cheias", disse à Lusa o presidente da ANBP, Fernando Curto, adiantando que "nos centros urbanos pode bastar uma sarjeta entupida para haver inundações".

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Três sismos perto das ilhas de Vanuatu

O Centro Alerta para Tsunamis do Pacífico registou três fortes sismos perto das Ilhas de Vanuatu, a Este da Austrália. Não há risco de tsunami.
De momento ainda não há indicações de estragos ou vítimas em consequência de mais estes abalos a afectar a região do pacífico. Três sismos seguidos, de magnitude 7,8 na escala de Richter (de 1 a 10) 7,7 e 7,3, com epicentro entre as ilhas Vanuatu e Salomão.
O Centro de Alerta de Tsunamis cancelou o alerta de tsunami emitido inicialmente e esclarece que “não há risco de um tsunami destrutivo para a região do Havai”.
Em vigor durante duas horas, o alerta de tsunami inicial gerou uma onda de pânico no Pacífico, uma semana depois de um tsunami que afectou a Samoa, causando 184 mortos.
Desde o fim de Setembro, as catástrofes naturais mataram cerca de duas mil pessoas na região da Ásia e do Pacífico. Tsunami, furacões e vários sismos deixaram os habitantes daquelas regiões em pânico.
O arquipélago de Vanuatu situado a Este da Austrália, é constituído por 83 ilhas, maioria montanhosas e de de origem vulcânica.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Chuva intensa causou inundações em Guimarães

A chuva que caiu terça-feira à noite em Guimarães causou várias inundações no parque de estacionamento do Centro Comercial S. Francisco, em habitações e na via pública, adiantou hoje à agência Lusa fonte dos bombeiros daquela cidade.
"Por causa da chuva forte que caiu cerca das 22:00, o parque de estacionamento do Centro Comercial S. Francisco inundou, mas a situação já está controlada, não tendo sido atingidas as lojas do estabelecimento", referiu.
Os Bombeiros Voluntários de Guimarães receberam também vários pedidos de auxílio devido a pequenas inundações, infiltrações e sarjetas entupidas.
Portugal continental está hoje sob avisos Amarelo e Laranja devido às previsões de chuva e vento fortes, de acordo com o Instituto de Meteorologia (IM).
Os distritos mais a Sul, Évora, Beja e Faro, estão com aviso Amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, e os restantes sob aviso Laranja, o segundo nível mais grave.
Para os distritos com aviso Laranja aguarda-se chuva ou aguaceiros temporariamente fortes e acompanhados por trovoadas, enquanto que o vento deverá soprar forte nas terras altas, com rajadas que podem atingir 80 quilómetros por hora.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Dia Nacional da Água

O dia 1 de Outubro de 2009 é dedicado ao Dia Nacional da Água. A Escola Básica 2,3 Virgínia Moura comemorou a efeméride com a exposição de gotas de água com mensagens para mostrar o quanto a água é importante para a VIDA no planeta Terra. Cada gota de água continha informações sobre como preservar a água, a carta europeia da água, a importância da água, as regras gerais de poupar água e poemas sobre a água.
Cada poema sobre a ÁGUA continha informação sobre como não desperdiçar e como poupar a água. Seguem-se alguns exemplos:
A água da fonte pura
às vezes, no seu cantar
aos noivos causa ternura
aos velhos fá-los chorar
A água que lava
que bebe e que limpa
é preciso poupá-la
e nunca desperdiçá-la
Óleo ou papel
nunca misturar
são milhares de litros
que vamos estragar
Lembrem-se que a água
é um bem preciso
e temos que tratá-la
com muito juízo
Marta, n.º 21 7º F
Algumas fotografias relativas ao Dia Nacional da Água.

Participa!

Participa!