quinta-feira, 29 de abril de 2010

Derrocada numa escola de Baltar

Os quatros alunos da Escola Preparatória de Baltar, Paredes, atingidos hoje, terça feira, por uma derrocada ficaram apenas ligeiramente feridos.
Não foi um tecto que caiu, como o JN avançou, mas algumas telhas de um edifício contíguo ao recinto escolar.
Os adolescentes, de 13 e 14 anos, foram transportados para o Hospital Padre Américo, em Penafiel. Um deles terá fracturado o nariz.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Cuidados especiais devido ao calor

Direcção-Geral da Saúde (DGS) alertou hoje para a necessidade de adoção de cuidados especiais, principalmente com crianças, idosos e doentes crónicos", devido à previsão de temperaturas elevadas, que podem ser "gravosas" nesta época do ano.

De acordo com informação do Instituto de Meteorologia, estão previstos, para os próximos dias, valores da temperatura máxima acima dos valores habituais para a época, assim como níveis de radiação ultravioleta muito altos.

"A ocorrência de temperaturas elevadas antes da época estival pode revelar-se particularmente gravosa para a saúde humana, em particular para o sistema cardiovascular, em virtude de não ter ocorrido um processo gradual de adaptação do organismo humano", refere a DGS no site oficial.

Por esse motivo, a Direcção-Geral da Saúde alerta a população e as entidades responsáveis para a necessidade de cuidados especiais, nomeadamente com as crianças, a população idosa e com pessoas portadoras de patologias crónicas relacionadas com os sistemas cardiovascular e respiratório.

Água e protetor solar

Recomenda ainda a ingestão frequente de água ou sumos naturais sem adição de açúcar, a permanência em locais frescos nos períodos de maior calor, a utilização de protector solar, roupa que evite a exposição directa ao sol, chapéu de abas largas e óculos escuros.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Inquérito sobre riscos e catástrofes

O Clube da Protecção Civil propõe a realização de um inquérito a todos os seus membros.
A sua colaboração será fundamental para a identificação das potencialidades da educação para uma cultura de segurança, assim como na preparação da escola, como espaço colectivo, que dá a conhecer os riscos, prevê os seus efeitos e promove a interiorização de comportamentos de autoprotecção. As informações prestadas serão utilizadas apenas para o fim expresso e será garantido o anonimato.

Agradecemos a sua colaboração.

domingo, 18 de abril de 2010

Nuvem de cinzas atinge espaço aéreo português

De acordo com o Instituto de Meteorologia (IM), uma pequena parte do espaço aéreo portuguêsfoi atingida pela nuvem de cinzas proveniente da erupção do vulcão na Islândia. A Ilha de Santa Maria, nos Açores, é a zona afectada,
Uma fonte do IM no aeroporto de Ponta Delgada garantiu, porém, à Agência Lusa não se prever que nas próximas horas a situação tenha reflexos no tráfego aéreo no arquipélago.
A nuvem de cinzas detetada no espaço aéreo controlado a partir de Santa Maria está localizada a cerca de 780 quilómetros a norte dos Açores, adiantou a meteorologia Patrícia Navarro.
Segundo acrescentou, as cinzas ocupam uma área de cerca de 110 quilómetros, calculados a partir do limite norte da zona afeta ao controlo garantido a partir de Santa Maria.
Não só o Reino Unido, Alemanha, Dinamarca, Holanda, Noruega, mas também a Europa Central, como França, República Checa, Polónia, Eslováquia e Eslovénia, são os países mais afectado pela nuvem de cinzas.
Embora o sul da Europa seja a zona menos afectada, já há condicionamentos registados no norte de Itália.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Cento e sessenta e três voos foram cancelados hoje em Portugal, a maioria em Faro, na sequência do vulcão que entrou em erupção na Islândia e provocou uma nuvem de cinza na Europa, divulgou a ANA - Aeroportos de Portugal.
Faro foi o aeroporto mais penalizado com 104 voos cancelados, refere a ANA, em comunicado.
A maioria das ligações deste aeroporto são com o Reino Unido, pelo que foi o mais atingido por esta perturbação atmosférica.

Sismo na China

O número de mortos causado pelo sismo de 14 de Abril em Yushu, noroeste da China, subiu para 617, disse hoje a agência noticiosa oficial chinesa. O sismo, de 6,9 graus na escala de Richter, ocorreu quarta feira de manhã numa zona montanhosa da província de Qinghai.

Tromba de água no Rio Tejo

Foi avistada no dia 14 de Abril à tarde uma tromba de água no Rio Tejo. Começou por afirmar-se que se tratava de um mini-tornado, mas o Instituto de Meteorologia esclarece que "o fenómeno registado no Tejo não é um tornado ou mini-tornado mas antes uma tromba de água".



Vulcão na Islândia instala caos nos aeroportos europeus

Cerca de 3000 voos na Europa serão cancelados hoje, devido às nuvens de cinza provenientes de um vulcão na Islândia. Vive-se o caos nos aeroportos europeus.

Tsunami: o filme

Por vezes as coisas mais auspiciosas vêm do mar. E de Rantun IV, uma companhia petrolífera a centenas de quilómetros de Sylt, uma praia na costa norte alemã. Mas antes que a jovem Sveja pudesse colocar uma questão ao Dr.Wileland, que está a cargo da protecção ambiental de Rantun IV, este é assassinado. Felizmente, Wileland entregára antes documentos comprovativos sobre as actividades perigosas que se passam em Rantum IV. Assim que Jan conhece Svenja, para que esta lhe transmita as informações, os dois encontram-se subitamente em perigo devido a uma onda gigante que poderá varrer toda a costa. Convencidos que perfurações não autorizadas pudessem custar a saúde do planeta e tivessem causado a gigantesca onda, ambos viajam para Rantun, que agora está na posse do sinistro Kramnik. Mas, subitamente, dão-se conta de uma enorme chantagem que é despoletada. Ou uma avultada quantia é entregue ou, caso contrário, teremos a maior onda que jamais foi vista em todo o planeta!

Seguem-se alguns comentários feitos pelos alunos do 7º ano, após a visualização do filme.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Ecoesfera em números

41,3
por cento dos portugueses desconhece o termo "biodiversidade", acima da média europeia (33,8 por cento), segundo uma sondagem Eurobarómetro divulgada na semana passada.

55 mil
pessoas são afectadas pela poluição da água na província de Hubei, região central da China.

47
por cento será a redução estimada no consumo de energia pela nova piscina municipal de Estarreja, que vai adoptar princípios da eco-eficiência.

5,97
milhões de euros é a verba que a Câmara da Amadora vai gastar em 2010 em acções de protecção do Ambiente e conservação da natureza.

11.000
cabeças de gado morreram nas últimas semanas no Sul da Bolívia, devido à seca que provocou também a perda de 20 mil hectares de culturas.

400
o número de espécies exóticas invasoras que estão a ameaçar a China, causando avultados prejuízos para a economia, revelou a 2 de Novembro o Ministério da Agricultura chinês.

212
é o número de empresas portuguesas no mercado de emissões. Em 2009, estas empresas emitiram 29,9 milhões de toneladas de CO2, segundo o "Diário Económico".

22,5
mil quilómetros quadrados de floresta foram destruídos nos parques e reservas da Amazónia entre 2000 e 2008, segundo dados do Instituto do Homem e Maio Ambiente da Amazónia (Imazon).

23.000
postos de trabalho serão criados na área das energias renováveis entre 2007 e 2015, revelou o ministro da Economia, Teixeira dos Santos.

17
por cento da procura de electricidade na União Europeia poderá ser satisfeita por energia eólica de parques "off shore" em 2030, revela um estudo da Associação Europeia para a Energia Eólica, divulgado a 14 de Setembro.

3
por cento foi quanto aumentou o consumo de água no Algarve no primeiro semestre deste ano comparativamente a 2008, o que pode dever-se ao ano seco que a região está a atravessar e ao aumento do turismo interno.

30
quilowatts de energia vão ser produzidos pelos painéis solares que estão a ser instalados na herdade da Torre Bela, na Azambuja, propriedade da Sociedade Agrícola Quinta do Convento.

13,4
milhões de euros foram doados pelos Estados Unidos e Alemanha para a reflorestação do santuário de vida selvagem Chunati, no Bangladesh, no âmbito de um projecto de mitigação das alterações climáticas, foi hoje revelado. Chunati é um corredor ecológico para elefantes asiáticos entre a Birmânia e o Bangladesh.

2600
é o número de visitantes do Parque Biológico da Serra da Lousã, na Quinta da Paiva, em Miranda do Corvo, desde a sua inauguração, em Junho. O espaço tem raças autóctones ligadas à agro-pastorícia, um labirinto de árvores de fruta e mamíferos representativos da vida selvagem portuguesa.

200
milhões de dólares (cerca de 140 milhões de euros) é quanto o Governo indiano pretende investir na conservação e recuperação das suas florestas, revelou o ministro do Ambiente Jairam Ramesh. Hoje, as florestas cobrem 20 por cento do território da índia.

17.262
hectares arderam entre 1 de Janeiro e 15 de Junho, segundo o relatório provisório de incêndios florestais da Autoridade Florestal Nacional. Durante todo o ano de 2008 foram foram consumidos 17.244 hectares.

Haiti: País em "situação de perigo" com o sismo e as chuvas

O Haiti está em "situação de perigo constante", três meses após o sismo que fez pelo menos 220.000 mortos e 1,3 milhões de sem-abrigo, numa altura em que começou a estação das chuvas, declarou o presidente haitiano René Préval.
"É necessário olhar para um país que está realmente em situação de perigo constante e onde é necessário fazer frente a todos os problemas ao mesmo tempo, porque está a começar a estação das chuvas e não apenas em Port-au-Prince", disse Préval.
Questionado sobre o nível de preparação do Haiti para a estação das chuvas, numa altura em que numerosos observadores temem que o país conheça uma nova catástrofe humanitária, o chefe do Estado considerou que "o problema é que ninguém vai anunciar quando é que as situações vão acontecer".

China: 32 mortos e seis desaparecidos em inundação numa mina do norte da China

Pelo menos trinta e dois trabalhadores morreram após a inundação, no fim de Março, de uma mina do norte da China, segundo o último balanço anunciado hoje pelos socorristas, que continuam a procurar seis homens. Os socorristas descobriram quatro novos corpos, 14 dias após a inundação, revelou a agência Nova China.
O anterior balanço apontava para 28 mortos e desaparecidos defuntos.

FONTE: http://aeiou.expresso.pt/china-32-mortos-e-seis-desaparecidos-em-inundacao-numa-mina-do-norte-da-china-novo-balanco=f575857

Sismo de magnitude 7,1 nas ilhas Salomão

Um sismo de magnitude 7,1 ocorreu próximo das Ilhas Salomão, no oeste do Pacífico, anunciou o Instituto geofísico norte-americano (USGS). O Instituto não dá conta de danos e não fez qualquer alerta de tsunami.

FONTE: http://aeiou.expresso.pt/sismo-de-magnitude-71-nas-ilhas-salomao=f575869

Sismo com magnitude 6,2 Richter no sul de Espanha

Um sismo com uma magnitude de 6,2 na escala de Richter foi registado ao princípio da madrugada de hoje no sul de Espanha, 24 quilómetros a sudeste de Granada, informou o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS).
Segundo a mesma fonte, o abalo foi registado às 00:08 locais de hoje (23:08 de domingo em Lisboa). Não havia notícia de vítimas ou danos.

FONTE: http://aeiou.expresso.pt/espanha-sismo-com-magnitude-62-richter-no-sul-de-espanha=f575943

Deslizamentos no Brasil

182 corpos resgatados, mais de 300 mortos estimados, 3.200 pessoas sem casa e outras 11.400 desalojadas. Este é o mais recente balanço da tragédia no Estado do Rio de Janeiro, onde um deslizamento de terra soterrou dezenas de casas na noite de quarta-feira .

Estudos confirmam risco

Entre 1970 e 1985, o Morro do Bumba serviu de lixeira para os habitantes de Niterói e São Gonçalo. Nos 25 anos seguintes, a área foi ocupada ilegalmente, tendo sido construídas mais de 100 casas. Pelo menos 50 foram soterradas na sequência da forte precipitação. Os bombeiros e outras equipas de resgate, que trabalharam durante toda a noite no Morro do Bumba, calculam que cerca de 200 pessoas podem estar soterradas.
Em 2004, por encomenda do Ministério das Cidades, o Instituto de Geociência da Universidade Federal Fluminense fez um estudo sobre o Morro do Bumba, tendo constatado que a área tinha alto risco de acidentes e exigia monitorização constante.


segunda-feira, 5 de abril de 2010

Sismo de 7.2 faz dois mortos no México

Um violento sismo de magnitude 7.2 na escala de Richter sacudiu ontem, pelas 23h40 (hora de Lisboa), o estado mexicano da Baixa Califórnia (fronteira entre México e EUA) provocando, pelo menos, dois mortos e mais de uma centena de feridos. O forte abalo, que durou 30 segundos, foi também sentido em Los Angeles, San Diego e no estado norte-americano do Arizona.
De acordo com um responsável da Protecção Civil do México, uma das vítimas morreu soterrada após o desabamento de um edifício em Mexicali, enquanto a outra foi atropelada mortalmente por um veículo ligeiro quando saía para a rua para se salvaguardar de uma possível derrocada provocada pelo sismo.
epicentro do tremor de terra foi registado a 175 quilómetros da cidade mexicana de Tijuana.
Vários testemunhos, segundo a imprensa on-line norte-americana, dão conta de água a transbordar de piscinas de várias residências. Há relatos, também, de pessoas que ficaram presas em elevadores e de outras que vieram para a rua em pânico. Há ainda registo de 11 incêndios e uma estrada intransitável.
De acordo com a Reuters, na cidade de Tijuana existem vários edifícios que sofreram danos graves e os pacientes do Hospital Geral foram evacuados.
Desde o primeiro abalo, já foram sentidas várias réplicas, que chegaram já aos 5.1 de magnitude.

FONTE:http://www.cmjornal.xl.pt/Noticia.aspx?channelid=00000091-0000-0000-0000-000000000091&contentid=EBCDCA61-7CFE-4AE4-9CB9-7A343E01ED47&h=2

 

Participa!

Participa!