sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Ciclone Yasi

A Austrália expressou alívio e surpresa depois de um dos ciclones mais violentos já registrados no mundo poupar a costa nordeste do país da devastação prevista nesta quinta-feira. Não houve registro de mortos, apesar dos fortes ventos que arrancaram telhados e derrubaram árvores.
O ciclone Yasi, aproximadamente do tamanho da Itália e com ventos previstos para atingir velocidades de até 300 quilómetros por hora, ameaçou ser o segundo maior desastre natural da Austrália em dois meses, mas acabou desviando das áreas mais populosas.
A tempestade destruiu cerca de 15 por cento das plantações de cana-de-açúcar do país, elevando os preços mundiais para o patamar mais alto em três décadas, e provocando a retirada de pessoas da mina de cobre da Xstrata no monte Isa, que estava em na rota do ciclone.
Mas engenheiros civis ficaram em dúvida se o ciclone Yasi, que foi classificado como uma tempestade de categoria 5, a mais alta da escala, foi tão poderosa quanto as previsões, e disseram que grandes ciclones tendem a ser superestimados.
"Se os ventos fossem de 300 quilómetros por hora, haveria uma destruição de 100 por cento", disse George Walker, da Universidade de James Cook, acrescentando que o prejuízo sugeriu um ciclone de categoria 3.
A ausência de grandes destruições e vítimas também foi atribuída a alguns dias de preparação, retirada antecipada da população, leis para garantir que casas e construções novas sejam fortes o suficiente para sobreviver a um ciclone, e inundações menores do que as previstas, pois o ciclone não atingiu durante as marés altas.

Participa!

Participa!